Dinâmica da Espiral

//Dinâmica da Espiral

Dinâmica da Espiral

Dinâmica da Espiral
O Desenvolvimento dos Sistemas Biopsicossociais Adultos

 

Por que é tão importante aprender a a respeito da Dinâmica da Espiral?
A Dinâmica da Espiral nos permite compreender melhor a diversidade dos grupos humanos – seus comportamentos, valores, crenças, comportamentos e ideias – e porque, tão facilmente emergem conflitos entre os diversos grupos humanos que ocupam o mesmo território geográfico. É uma maneira de entender a complexidade do mundo e a natureza das mudanças que ocorrem nos grupos humanos ao nosso redor.
Com esta compreensão, somos capazes de perceber melhor o que está por trás da crescente complexidade das relações humanas no mundo atual globalizado. Esse conhecimento facilita-nos interagir e nos comunicar adequadamente com pessoas que pertencem a grupos humanos totalmente distintos de nosso, além de nos capacitar a criar verdadeira sintonia com elas.
Com base na Dinâmica da Espiral, profissionais que trabalham com o desenvolvimento de pessoas (Coaching, PNL, terapia, educação, etc), podem apoiar mudanças muito positivas, com o devido respeito, discernimento e cuidado, para não gerar efeitos adversos indesejados.
Programas de inclusão e gestão da diversidade podem ser criados com base nessa teoria tão abrangente e profunda, que foi
A Dinâmica da Espiral vem sendo aplicada com sucesso, nos últimos 40 anos, nos Estados Unidos, na África do Sul e países da Europa.
A Revista canadense Maclean’s, chamou a Dinâmica da Espiral de “A Teoria que explica tudo.”

 

O que é a Dinamica da Espiral ou Modelo Gravesiano?
Clare W. Graves foi professor de psicologia no Union College em Schenectady, Nova Iorque e durante 30 anos coletou dados de uma pesquisa realizada com milhares de pessoas entre 18 e 61 anos de idade, com a intenção de definir o que é maturidade psicológica. Ele descobriu porque temos sistemas de valor, perspectivas de mundo e padrões mentais grupais tão diferentes, teorizou que a medida que as condições ambientais se modificam, os seres humanos desenvolvem novos sistemas de enfrentamento biopsicosociais (valores, crenças e comportamentos) que emergem para auxiliá-los a resolver seus problemas existenciais e gerenciar os seus mundos. Graves percebeu também, que tais padrões de crenças, valores e comportamentos parecem replicar-se rapidamente na mente de populações inteiras, desde tempos primitivos. Sua pesquisa apontou oito grupos de sistemas de valores e crenças, que duplicaram-se de forma viral nas mentes humanas, ganhando o status de verdades absolutas. Esses grupos de pessoas que compartilham a mesma maneira de perceber o mundo, frequentemente, opõem-se a todas as demais pessoas que não compartilham sua mesma “teia” de crenças. Tal qual uma aranha, que vive nos limites de sua teia, suas vidas estão confinadas a esses filtros de percepção, que selecionam e limitam a informação dos arredores, negando toda e qualquer forma diferente de pensamento.
Nos últimos anos, o modelo foi enriquecido pelas idéias de pesquisadores como Richard Dawkins e Mihaly Csikszentmihalyi.
A essa teoria Graves deu o nome de MODELO EMERGENTE CÍCLICO de HÉLICE DUPLA do DESENVOLVIMENTO de SISTEMAS BIOPSICOSSOCIAIS ADULTOS. É também chamado de Modelo gravesiano ou, mais recentemente, devido a contribuição de Christopher C. Cowan e Don E. Beck às pesquisas de Graves, recebeu o nome de Dinâmica da Espiral. Foi chamada de Dinâmica da Espiral porque o diagrama que a representa tem a forma de uma espiral (similar as fitas espiraladas que representam DNA e como as galáxias) para transmitir a idéia de que a desenvolvimento da consciência rumo a um maior nível de complexidade é expansiva, aberta, contínua e dinâmica. Graves diz o seguinte, a respeito desse processo dinâmico:

“…é um processo espiralado, emergente, oscilante, marcado por uma progressiva subordinação de sistemas de comportamento mais antigos e de ordem inferior a sistemas mais recentes, de ordem superior, que ocorre à medida que os problemas existenciais de um indivíduo se alteram.“

 

Por que aprender a respeito da Dinâmica da Espiral?

  • A Dinâmica da Espiral nos permite compreender melhor a diversidade dos grupos humanos, seus comportamentos, valores, crenças e ideias.
  • Esse conhecimento nos facilita interagir com aqueles que pertencem grupo totalmente distintos de nó
  • Através do conhecimento da Dinâmica da Espiral torna-se possível estabelecer sintonia (Rapport) de maneira muito mais eficaz e poderosa com as pessoas.
  • Esse modelo facilita a compreensão da crescente complexidade das relações humans na atualidade.
  • Profissionais que trabalham com o desenvolvimento de pessoas podem capacitar-se a intervir e gerar mudanças positivas com base na Dinâmica da Espiral.
  • Programas de inclusão e gestão da diversidade podem ser criados com base nessa teoria profunda e abrangente.
By |2018-11-29T22:34:30+00:00julho 20th, 2018|Categories: Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Olá,
Como posso ajudar ?
Powered by