Panorama Neurossocial – O modelo mental da realidade social

//Panorama Neurossocial – O modelo mental da realidade social

Panorama Neurossocial – O modelo mental da realidade social

O modelo mental da realidade social

 

socialmedia

O que é Panorama Neurossocial (PNS)?

O Panorama Neurossocial é o nome dado por Lucas Derks (holandês, trainer em PNL, psicólogo social e pesquisador) ao modelo mental representativo do mundo social, que todas as pessoas criam inconscientemente, desde a mais tenra infância, e que vai se sofisticando com o passar dos anos através do pleno desenvolvimento da neurologia humana, quando o indivíduo atinge a idade adulta.
Ao trabalhar com seus clientes, Derks deparou-se com essas construções cognitivas inconscientes, que são representações não contextuais e bastante generalizadas, de nosso mundo relacional. Ele chamou tais representações, que preexistem às representações mentais contextualizadas, de Personificações. Dez anos foram dedicados à pesquisas sobre o Panorama Neurossocial (de 1994 à 2004) e, como resultado dessa pesquisa, surgiu um método eficaz para mapear e intervir no modelo mental da realidade social de um indivíduo, gerando uma transformação significativa em relacionamentos outrora difíceis e desenvolvendo de novas habilidades relacionais em indivíduos que antes pareciam ser desprovidos de tais recursos internos.

 

cANETAQual a aplicabilidade do PNS?


Nesse período de dez anos, foram testadas muitas técnicas de intervenção com base nesse modelo e revelou-se possível a realização de mudanças positivas e duradouras no relacionamento dos indivíduos com a sociedade, melhorando a qualidade das relações intrapessoais (autoimagem, autoestima, autoconfiança e conflitos internos) e interpessoais (relacionamentos com família, amigos, parceiros amorosos, equipe de trabalho e organizações). Problemas com luto, poder, dependência emocional, preconceitos, problemas espirituais, timidez e medos sociais, por exemplo, podem ser mapeados e solucionados de maneira relativamente fácil e eficaz com o auxílio do Panorama Neurossocial (PNS).

cANETAComo o PNS é eficaz em melhorar relacionamentos, já que a técnica normalmente é aplicada em uma pessoa unilateralmente?


As relações interpessoais derivam de construções cognitivas inconscientes (personificações) no nosso “espaço mental” (“área” na qual projetamos inconscientemente imagens de pessoas e outras representações da realidade social). As características dessas imagens que aparecem nesse “espaço mental” (PNS), como localização, tamanho, cor e outras, é que determinam a qualidade das relações sociais reais; portanto, interferir nas representações criadas pelo indivíduo em seu Panorama Neurossocial, muda drasticamente seus relacionamentos e os significados a eles atribuídos. Após a intervenção no Panorama Neurossocial, o cliente começa a criar uma nova dinâmica relacional com as pessoas ao seu redor, e estas, naturalmente, respondem a isso de uma nova forma.

cANETAQuais são as principais bases teóricas e empíricas do Panorama Neurossocial?


As principais influências na criação do modelo Panorama Neurossocial são o Pragmatismo de William James, a Semântica Geral de Alfred Korzibsky, a Programação Neurolinguística de Bandler e Grinder, a Psicologia Social, e a Psicologia e Linguística Cognitivas.

cANETAEm que áreas o Panorama Neurossocial pode ser aplicado como um poderoso coadjuvante?

Coaching – o PNS pode ser utilizado como um conjunto diversificado de ferramentas de Coaching para melhorar a autoimagem do coachee, desenvolver as competências sociais necessárias a lideres de equipes, solucionar conflitos de poder (submissão ou insubordinação) e melhorar as capacidades relacionamento interpessoal em geral.
Treinamento e educação corporativa – o PNS pode ser utilizado para gerar alta performance de comunicação na preparação dos treinadores, solucionar problemas enfrentados pelo treinador quando trabalhando com grupos desafiadores, gerar cooperação, coesão de idéias e solução de conflitos em grupos e equipes de treinandos.
PNL, Terapia e Constelações – o PNS acrescenta ao trabalho de um profissional de Programação Neurolinguística (PNL), Constelador ou Terapeuta, ferramentas de análise do processo de cognição social inconsciente e um vasto repertório de técnicas para mudança de crenças limitantes, solução de problemas de autoimagem e identidade, transformação do senso de afiliação ou pertencimento a grupos, além de um modelo extremamente moderno e eficaz para trabalhar questões familiares.
Educação – O Panorama Neurossocial é um forte aliado de professores que querem ter ferramentas para compreender e solucionar as dificuldades relacionais que podem surgir entre alunos e professor (a), dos alunos entre si.

Temas que podem ser solucionados através do Panorama Neurossocial (PNS):
• Identidade (autoimagem autoconceito)
• Conflitos de poder (submissão ou insubordinação)
• Timidez
• Relacionamentos e sentimento de pertencimento a grupos (família, equipes de trabalho, amigos, agremiações, etc)
• Relações amorosas
• Relações sociais
• Preconceitos
• Problemas “espirituais” (luto, possessão, falta de conexão espiritual, etc)
By |2018-11-29T22:36:00+00:00julho 20th, 2018|Categories: Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Olá,
Como posso ajudar ?
Powered by